ANFIP e Frente Gaúcha se reúnem com deputado Darci de Matos

390

As entidades que integram a Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público, formada por representações dos servidores públicos federais, estaduais e municipais do Rio Grande do Sul (RS), reuniram-se nesta segunda-feira (5/7) para articulação parlamentar contra a Reforma Administrativa. Pela ANFIP, participou o assessor de Estudos Socioeconômicos Vilson Antonio Romero, que é um dos coordenadores da Frente.

A reunião contou com a presença do deputado federal Darci de Matos (PSD/SC) que foi relator na matéria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e agora integra a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que respondeu os questionamentos dos representantes acerca da avaliação de desempenho, inclusão de servidores do Poder Judiciário e Legislativo, definição das Carreiras Típicas de Estado, emendas apresentadas por lideranças, dentre outros tópicos.

Sobre a inclusão dos demais poderes na matéria, Darci de Matos afirmou que é certo que os poderes serão incluídos. “Inclusive nós, parlamentares. É justo, pertinente, é um apelo e isso vai acontecer”, disse o deputado, que também defende que as Carreiras Típicas sejam conceituadas na PEC.

Na ocasião, os integrantes da Frente também discutiram estratégias para intensificar os trabalhos e conseguir mais assinaturas para as emendas, com prazo de encerramento previsto para quinta-feira (7/7), além de promover ciclos de debates, atividades conjuntas nas mídias sociais e campanhas virtuais e físicas unificadas sobre o tema, mobilizando a comunidade.

Vilson Romero ressaltou a importância de não permitir que os cargos de liderança para áreas técnicas e os cargos de assessoramento tenham indicação política, para que não haja o loteamento do Estado, e reforçou a importância do trabalho conjunto.  “Nós devemos evitar protagonismo e trabalhar pela unidade, acho fundamental e nós ganhamos condição de fazer um enfrentamento muito melhor”, afirmou.

O grupo se reúne novamente na próxima semana para dar continuidade às ações.