Representantes de servidores entregam pedido de suspensão da PEC 32/20 a Lira

942

Parlamentares e entidades de classe entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quarta-feira (9/6), o abaixo-assinado criado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público que reúne quase 130 mil assinaturas e solicita a suspensão da tramitação da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa. O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou do encontro virtualmente e a presidente da Fundação ANFIP, Margarida Lopes de Araújo, esteve no ato presencial.

O documento, entregue pelo deputado Rogério Correia (PT/MG), um dos coordenadores da Frente, afirma que a matéria deve seguir bloqueada durante a pandemia, pois as restrições de atividades presenciais impedem a participação de representações sociais, que é extremamente necessária para a discussão do tema. Os signatários do documento pedem ainda que a proposta de Reforma Tributária seja colocada em pauta antes da Reforma Administrativa.

Lira defendeu o trabalho do Congresso, dizendo que, mesmo na pandemia, a Casa tem trabalhado muito e que ele jamais deixaria passar uma proposta que tirasse algum direito dos atuais servidores. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu que a PEC afeta sim os atuais e desestimula os novos servidores. Além de não ser o momento correto para debatê-la, devido à complexidade do tema, que pode gerar impactos imprevisíveis.

Também estiveram presentes o deputado Israel Batista (PV/DF), presidente da Frente Servir Brasil; Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate); Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), e diversas representações dos servidores, todos seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Foto de capa: Luis Macedo/Câmara dos Deputados