Caso perceba que algum dispositivo desconhecido efetuou login na sua conta SouGov.br, siga, imediatamente, as instruções abaixo, elaboradas pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.
1 – Efetue a troca de sua senha Gov.br e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas Gov.br e SouGov.br.
2 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha Gov.br ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no Gov.br, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento
3 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SouGov.br pela versão web do SouGov (www.gov.br/sougov). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.
4 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SouGov.br.
5 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta Gov.br.
6 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, para verificar se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras.
IMPORTANTE!
Habilitar a funcionalidade “verificação em duas etapas” na conta Gov.br adiciona uma camada a mais de segurança. Assim, para realizar o login será preciso confirmar o código gerado pelo aplicativo de celular Gov.br do titular da conta.
Fonte: Departamento de Soluções Digitais e Informações Gerenciais (DESIN) – Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) – Ministério da Economia