ANFIP participa de debate sobre o impacto da pandemia nas relações de trabalho

228

O impacto da pandemia de Covid-19 nas relações de trabalho foi o tema central da reunião virtual da União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle (Ulatoc/Uitoc). Realizado nesta terça-feira (1º/6), pelo Zoom, o encontro reuniu entidades representativas de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai.

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, participou dos debates junto aos presidentes do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, e do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira.

O encontro teve como objetivo discutir as graves consequências sociais e humanas da pandemia de Covid-19, analisar as novas ferramentas trabalhistas e as consequências no campo trabalhista e sindical. “Importante o Unacon Sindical compartilhar com nossos vizinhos latino-americanos os problemas e os desafios do controle e dos trabalhadores brasileiros. Não estamos sozinhos na luta contra os retrocessos em curso”, avaliou Braúlio Cerqueira.

Já o presidente Rudinei Marques contextualizou a plenária sobre a realidade brasileira. “Não obstante as dificuldades trazidas pela pandemia, enfrentamos, ao mesmo tempo, o autoritarismo, o neoliberalismo, o negacionismo científico e uma tentativa de mudar a Constituição e reduzir o papel do Estado, justamente num momento em que sabemos que a população vai precisar de mais e melhores serviços públicos”, disse em alusão ao projeto de Reforma Administrativa encaminhado pelo governo.

Décio Lopes reiterou que a Reforma Administrativa em curso no Brasil tende a piorar a vida dos servidores públicos e também a prestação de serviços aos cidadãos. “A ANFIP vem trabalhando juntamente com o Fonacate para que haja debates para evitar prejuízos”, pontuou o presidente, que destacou a relevância do evento para a troca de experiência e conhecimento sobre a realidade dos outros países, principalmente na América Latina.

Com informações de:  Unacon e Fonacate