Receita amplia lista de serviços atendidos pelo Chat RFB

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Medida evita deslocamentos até unidades de atendimento presencial

A Receita Federal do Brasil (RFB) ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo Chat RFB. A novidade está na Instrução Normativa RFB nº 1.935, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (8/4).

Criado em abril de 2019, o Chat RFB  visa atender contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso. A partir de 23/03/2020 o horário de atendimento é das 7h às 19h, em dias úteis.

A partir de agora, os seguintes serviços passam a ser prestados pelo canal:

Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital)
Emissão de GPS (DebCad)
Orientações – CNPJ
Orientações – Obra
Orientações – PGFN
Orientações – Parcelamento
Orientações – PER/Dcomp
Regularização de Débitos Fazendários PJ
Regularização de Débitos Previdenciários PJ
Regularização de Parcelamentos PF e PJ
Regularização de Débitos de ITR
Simples Nacional
Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) – previsão: próxima semana

Na lista abaixo, estão os serviços que já são atendidos pelo Chat RFB

Conversão de Processos Digitais
Discordância de Compensação de Ofício de PER/Dcomp
eSocial – Empregador Doméstico
Orientações – CPF
Orientações – DCTFWeb
Regularização de Débitos Fazendários PF
Regularização de Débitos Previdenciários PF

Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do Chat cerca de 28.940 atendimentos mensais e a expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal.

Fonte: RFB.