ANFIP participa de 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais

306

A ANFIP, representada pelo vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, participou do 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, realizado de 12 a 15 de junho, em Salvador (BA). Nesta edição, foram debatidas pautas de interesse do fisco sob as perspectivas da democracia e do desenvolvimento, com o objetivo de apontar uma agenda para o futuro.

De acordo com Gilberto Pereira, o evento conseguiu trazer os maiores palestrantes em torno do tema proposto, explorando-o com qualidade.  “A grande reflexão foi sobre o papel do fisco para a realização da justiça social no contexto da democracia. É de suma importância uma reforma tributária que diminua a desigualdade, desonerando as classes mais pobres que sofrem com a carga tributária dos impostos indiretos, obedecendo o princípio constitucional da capacidade contributiva, paga mais quem ganha mais, ao contrário do sistema atual que se concentra na tributação sobre o consumo”, ponderou o vice-presidente.

A cada edição, o evento internacional tem reunido cerca de 500 congressistas e já conquistou chancelas de peso, como a concessão do Alto Patrocínio do Presidente da República de Portugal e o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Realização

O Congresso é promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em conjunto com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) e a Associação Sindical dos Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira (Apit). Entre as entidades apoiadoras, está o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), o qual a ANFIP integra.

Saiba mais no site www.congressolusobrasileiro.org.br.