Entidades do fisco concluem com sucesso o projeto Diálogos com os Presidenciáveis

402

O presidente Vilson Antonio Romero e o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, estiveram em reunião virtual com os demais organizadores do projeto Diálogos com os Presidenciáveis, nesta terça-feira (20/12). O encontro contou com a participação do curador do projeto, economista Eduardo Fagnani, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Na ocasião, foi feita a avaliação das atividades desenvolvidas desde fevereiro deste ano, numa parceria entre ANFIP, Fenafisco e Sindifisco Nacional, que entrevistou alguns dos principais candidatos à Presidência e seus assessores sobre propostas envolvendo o sistema tributário brasileiro e apresentou as diretrizes aprovadas pela equipe técnica das entidades.

Para o próximo ano, os dirigentes pretendem reorganizar e unificar os grupos de comunicação e interlocução dos fiscos federal, estadual, distrital e municipal, focando nas articulações com o novo governo e parlamentares, tendo como foco as pautas convergentes das carreiras envolvidas, com destaque para a defesa da autonomia da administração tributária.

Em janeiro, devem dar continuidade à entrega da Carta com recomendações tributárias ao poder Executivo e, posteriormente, ao Legislativo. O grupo segue monitorando o anúncio dos nomeados para o novo governo, as eleições das Casas e a instalação das comissões, devendo se reunir novamente no primeiro bimestre de 2023.

Também participaram da reunião Nilza Garutti, diretora de Estudos, Planejamento e Projetos da Fundação ANFIP; Floriano Martins de Sá Neto, diretor de Assuntos Parlamentares do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da RFB (Sindifisco); e Raquel Alves, assessora da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).