Ex-deputado Ciro Gomes debate Reforma Tributária com ANFIP

395

A proposta de Reforma Tributária Solidária, idealizada pela ANFIP e Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital), foi discutida com o ex-deputado federal e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, em reunião nesta quinta-feira (3/10), no Ceará. O político brasileiro recebeu os representantes da ANFIP e da ANFIP-CE em sua residência, localizada em Fortaleza.

Na ocasião, foram analisadas as reformas tributárias em tramitação no Congresso Nacional – PEC 45/2019 e PEC 110/2019, e seus impactos para a sociedade brasileira.

Ciro Gomes, que já conhecia a Reforma Tributária Solidária, elogiou o trabalho e disse que muitos pontos da RTS deveriam ser aproveitados para uma verdadeira reforma do sistema de impostos, visando penalizar menos a tributação sobre aqueles com menor renda. Enfatizou também o papel da ANFIP na defesa dos interesses da coletividade e defendeu a necessidade de uma autonomia profissional da Receita Federal do Brasil, que não podem ficar à mercê de qualquer dirigente. Gomes afirmou ainda que o papel do órgão na busca do combate à sonegação é importante para reduzir o deficit fiscal e previdenciário.

Pela ANFIP, participaram o presidente Décio Bruno Lopes, os vice-presidentes Márcio Humberto Gheller (Executivo), Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais) e Crésio Pereira de Freitas (Assuntos da Seguridade Social), e a presidente da Fundação ANFIP, Aurora Miranda Borges. Também estiveram presentes, pela Estadual cearense, o presidente Gilson Fernando Ferreira de Menezes e a diretora Ercília Brandão, além da associada Rita Cardoso.