ANFIP Conectada debate MP 1119 e opções de aposentadoria

556

A ANFIP promoveu, nesta segunda-feira (15/8), uma live para auxiliar os associados no planejamento da aposentadoria. Nesta edição, foram convidados o Auditor Fiscal Pedro Nilson Teixeira e o advogado e consultor previdenciário Luís Fernando Silva, que esclareceram dúvidas e apresentaram as alternativas disponíveis para os servidores públicos federais (assista aqui).

Na ocasião, os participantes explicaram as mudanças advindas da Reforma da Previdência (EC 103/19) e as implicações da Medida Provisória 1119/22, que reabriu o prazo para que os servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) façam, até 30 de novembro, a migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC) e a eventual opção pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Pedro Teixeira frisou a necessidade de não só fazer cálculos aplicados a cada alternativa, como também de analisar, de forma individual, o histórico laboral do servidor e suas expectativas para o futuro, considerando o cenário no Congresso Nacional e o momento político do país. Por sua vez, Luís Fernando afirmou que não existe uma “receita pronta” ou uma única opção que seja ideal para todos, e ressaltou a importância de se pensar a longo prazo. O consultor parabenizou ainda o constante trabalho da ANFIP na prestação de informações à sociedade.

Os materiais utilizados pelos especialistas na live, com vantagens e desvantagens, formas de cálculo e outros detalhes, podem ser baixados aqui aqui.