Associação defende previdência pública em audiência no Senado

287

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realizou nesta quinta-feira (15/8) audiência pública para debater Previdência e Trabalho, com foco na defesa do sistema previdenciário. A reunião foi requisitada pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT/RS). O debate faz parte de um ciclo de audiências iniciado em fevereiro de 2019, na CDH.

Foram convidados entidades e representantes de centrais sindicais e de organizações de aposentados e pensionistas. Pela ANFIP, participou o vice-presidente de Assuntos Parlamentares, José Avelino da Silva Neto.

Em sua participação, Avelino criticou o sistema de capitalização e falou sobre suas consequências. “O governo faz a propaganda de que a capitalização é a solução para o Brasil. Mas, dos 30 países que adotaram esse modelo, 18 já desistiram e mudaram o sistema, pois perceberam que é inviável. A capitalização só serve para o mercado financeiro, não para o trabalhador. Se fosse benéfico ao trabalhador, os chilenos não estariam na situação lamentável que se encontram atualmente”, explicou o vice-presidente da ANFIP.

Também estiveram presentes na audiência o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Eduardo Fagnani; o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques; a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, dentre outros especialistas.