ANFIP e especialistas preparam propostas sobre IR e Reforma Tributária

280

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou, nesta quinta-feira (15/12), de reunião do grupo de trabalho, coordenado pelo economista Eduardo Fagnani, que elabora propostas de Reforma Tributária, com destaque para o Imposto de Renda (IR) e para a tributação sobre o consumo.

O resultado do trabalho técnico, realizado durante o ano de 2022, será entregue ao novo governo e à equipe do Ministério da Fazenda, que será recriado no próximo ano.

As propostas têm como base a Reforma Tributária Solidária, desenvolvida pela ANFIP em parceria com a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), e que deu origem à Emenda Global Substitutiva 178/2019, apresentada à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, cujo autor técnico é o economista Bernard Appy.

“Temos condições de fazer uma revolução tributária neste país”, disse o coordenador Eduardo Fagnani, destacando a importância da redução de tributos sobre o consumo, folha de pagamentos e alíquotas do IR.

A iniciativa também conta com parceria de renomados especialistas no assunto, como o economista Bernard Appy, indicado para a equipe do futuro Ministério da Fazenda, que assumirá como secretário especial para Reforma Tributária. Também integram o grupo: Vanessa Canado, coordenadora do núcleo de pesquisas e tributação do Insper; Rodrigo Orair, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); André Horta, diretor institucional do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz); e Nelson Machado, ex-ministro do Planejamento e da Previdência Social, dentre outros.