Professores de Instituições Federais articulam trabalho conjunto contra a PEC 6/2019

622

Nesta quarta-feira (27/2), o Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico e Tecnológico) reuniu entidades na sua sede, em Brasília (DF), em pauta conduzida pelo presidente da Federação, professor Nilton Brandão, com o objetivo de debater uma participação mais efetiva do grupo na Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência. O lançamento da Frente ocorre dia 20 de março, na Câmara dos Deputados.

Estiveram presentes representantes de entidades ligadas ao corpo docente nacional, sindicatos e entidades divergentes à PEC 6/2019, da reforma da Previdência. Na ocasião, o assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antônio Romero, definiu com os participantes que o objetivo básico é alinhar as instituições e os movimentos sociais.

Segundo Romero, há necessidade de unificar o trabalho parlamentar, especialmente para a elaboração das emendas a serem apresentadas à proposta, e de sintetizar conjuntamente o material de divulgação, como publicações e textos. Também foi destacada a importância de recriar as frentes estaduais, e dessa forma, uniformizar o discurso para a base e para o Congresso.