Na Câmara dos Deputados, ANFIP presta homenagem ao centenário da Previdência Social

128

O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, representou a ANFIP na sessão solene em homenagem ao centenário da Previdência Social no Brasil, realizada nesta terça-feira (30/5), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Pela ANFIP, também estiveram presentes a coordenadora do Conselho Fiscal, Ercília Leitão Bernardo; e os demais integrantes do CF Sandra Tereza Paiva Miranda (relatora) e Luís Carlos Correa Braga (conselheiro).

Na ocasião, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ressaltou a importância de pensar a Previdência Social não só como um instrumento de justiça social, mas como um direito do cidadão que passou a vida contribuindo com o desenvolvimento do país. “Pagar o aposentado é pagar o direito adquirido! Essa é a ótica que temos que levar para a sociedade. Nós nunca podemos encarar a Previdência Social como despesa, porque não é, é investimento”, defendeu.

Lupi reafirmou o compromisso de zerar a fila de mais de 1 milhão de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e aproveitou para divulgar os benefícios do cartão virtual “Meu INSS+”, lançado no último dia 22 em parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, bem como anunciar a criação, no dia 8 de agosto, da Frente Nacional em Defesa da Previdência Pública.

Gilberto Pereira relembrou a história da Previdência Social, destacando que, apesar das críticas, filas, dificuldades na concessão, desafios no acesso digital, precarização das unidades de atendimento e das carências de recursos humanos e materiais, a Previdência Social continua sendo a mais importante política pública de combate à desigualdade social que grassa em todos os cantos do Brasil. “Salve, Previdência Social. Mais 100 anos de vida!”, conclamou.

Após a fala do vice-presidente, o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT/MA), responsável pelo requerimento da sessão, apresentou o livro “100 anos da Previdência Social – Coletânea”, produzido pela ANFIP, que reúne dezenas de artigos de especialistas, acadêmicos, advogados e parlamentares abordando diversos aspectos da história e a importância do sistema de seguro social brasileiro. A publicação pode ser acessada gratuitamente aqui.

Também compuseram a mesa representantes da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (ANPPREV) e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), e marcaram presença os deputados federais André Figueiredo (PTD/CE) e Prof. Paulo Fernando (Republicanos/DF).