RPPS: Comissão discute Manual de Certificação Profissional

241

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, participou nesta segunda-feira (3/5) da reunião da Comissão de Credenciamento e Avaliação do Programa de Certificação Profissional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

Durante o encontro, foram apresentados pelo representante da Secretaria de Previdência (Sprev), Miguel Chaves, os princípios norteadores e as etapas de elaboração da minuta do Manual de Certificação Profissional, que tem o objetivo de melhorar as escolhas dos dirigentes e o desempenho das atribuições, além de fortalecer a gestão dos RPPS.

O manual do programa detalha as ações a serem verificadas e estabelece critérios para o credenciamento das entidades que serão responsáveis pela concessão da certificação. O documento será emitido definitivamente na próxima quinta-feira (5/5), após revisão final do conteúdo.

O Pró-Gestão RPPS foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.