Conselho de Representantes dá continuidade à reunião ordinária

620

O Conselho de Representantes da ANFIP deu continuidade nesta segunda-feira (28/9), por videoconferência, à reunião ordinária iniciada no dia 24 de agosto. O presidente Décio Bruno Lopes fez a abertura da reunião, que contou ainda com a presença da vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix, que anunciou a apresentação do belíssimo Coral Vozes das Gerais (confira a participação no vídeo abaixo e AQUI a história do coral, formado por servidores ativos, aposentados e familiares).

Décio Lopes explicou aos conselheiros o posicionamento da ANFIP em relação à defesa remuneratória da carreira e relatou como foi a reunião do Conselho Executivo que analisou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6562, apresentada pelo Procurador Geral da República, Augusto Aras, ao Supremo Tribunal Federal (veja nota aqui). O presidente também falou sobre as atividades do jurídico e sobre a análise de contratos.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também foi tema da pauta, uma vez que a Entidade e as Estaduais terão que adequar a guarda e utilização dos dados cadastrais dos associados à lei. O Conselho Executivo está organizando uma palestra para os três conselhos da ANFIP a fim de facilitar o processo em todas as instâncias.

O presidente também falou sobre a Jusprev e a importância de o Conselho de Representantes apresentar aos associados as vantagens do plano de previdência associativo. “A Jusprev está com R$ 300 milhões de ativos. Para nós, é um programa interessante. Em vez de pagar altas taxas de administração nos bancos, na Jusprev, além do abatimento do IRPF, os Auditores podem trazer filhos, netos e parentes para serem participantes. Com certeza, a eficácia da aplicação financeira da Jusprev é melhor que as aplicações feitas por bancos, que possuem finalidade lucrativa. Na Jusprev, todo o resultado é do participante. Se tivermos a oportunidade de termos mais participantes, a entidade cresce e passa a ter melhor performance e menores taxas”, explicou. A ANFIP possui uma consultora específica para atender aos interessados. Basta enviar e-mail para zuleide@anfip.org.br.

O coordenador da Mesa do Conselho de Representantes, Genesio Denardi, agradeceu ao presidente Décio Lopes e garantiu o empenho de todos para “trabalhar em conjunto com o Conselho Executivo”. O grupo delibera, ao longo do dia, a seguinte pauta: ratificação dos novos integrantes da Comissão de Finanças; apresentação e votação do Parecer da Comissão de Finanças do CR, emitido em razão da análise do parecer e relatórios do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas do Conselho Executivo referente ao 4º trimestre de 2019 e 1º trimestre de 2020; apresentação do trabalho das Comissões do CR para análise e votação do parecer sobre os relatórios de atividades realizadas pelos integrantes do Conselho Executivo e respectivos Planos de Ação – período agosto/2019 a julho/2020, e o andamento das Resoluções, diretrizes, teses e proposições aprovadas na XXVII Convenção Nacional.

Coral Vozes das Gerais