Ieprev avalia novos desafios para advocacia previdenciária

489

O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), parceiro da ANFIP nos estudos sobre seguro social, realizou nesta terça-feira (2/6) um debate on-line sobre “Novos desafios para a advocacia previdenciária – A visão de quem lidera os órgãos decisórios”.

O entrevistado foi o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, que discutiu a pauta com Roberto de Carvalho Santos, Ana Paula Fernandes, Washington Barbosa e Tiago Kidrick, diretores do Ieprev.O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Romero, acompanhou o evento virtual e avaliou que é de extrema importância a “socialização das ações da Previdência Social”, ressaltando sua importância na vida de mais da metade da população brasileira.

Os diretores do instituto de estudos questionaram sobre as mudanças na legislação previdenciária e as novas dinâmicas adotadas pela autarquia diante do cenário de crise atual. “Não há dúvidas de que precisamos dialogar com o INSS e com a própria Dataprev para que essas ferramentas sejam continuamente aperfeiçoadas e incorporem novos serviços, sem tirar o foco da resolução de conflitos”, afirmou Roberto Santos.

Leonardo Rolim abordou os diversos aspectos do atendimento do INSS, que sofreu alterações durante a pandemia, e analisou os efeitos da implementação da Emenda Constitucional n° 103/2020, da reforma da Previdência. Segundo ele, o retorno dos atendimentos presenciais no INSS, com agendamentos, está previsto para o dia 22 de junho, respeitadas as orientações de cada localidade.

O debate completo está disponível em https://webinar.center/join/BGI0505.