Especialistas debatem reforma tributária e redução das desigualdades no Brasil

343

“O papel da reforma tributária na redução de desigualdades no Brasil” foi tema de seminário nesta quarta-feira (11/3) e reuniu diversos especialistas no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, acompanhou a programação da manhã.

No primeiro painel, os professores Débora Freire, da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), e Paulo Feldmann, da Universidade de São Paulo (USP), palestraram sobre “Desigualdades no Brasil: causas e efeito”. Já a segunda exposição, sobre “A Constituição Federal e o papel da tributação na redução das desigualdades”, foi realizada pela professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e integrante do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), Eloísa Machado de Almeida; e pela procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo, Elida Graziane.

Painel da tarde

Promovido pela Oxfam Brasil e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), o evento seguiu até as 17 horas. À tarde, a ANFIP também esteve presente no debate que abordou o tema “De um sistema tributário regressivo a um sistema que reduza as desigualdades”.

Na ocasião, palestraram sobre o tema: O membro da diretoria do Centro de Cidadania  Fiscal (CCiF), Nelson Machado; o ex-deputado federal (PSDB) Luiz Carlos Hauly; o diretor da Instituição Fiscal Independente, Josué Pellegrini; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Esther Dweck, e o professor da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Eduardo Fagnani.

Nelson Machado enfatizou a importância da transparência no processo de tributação. “O cidadão tem que saber exatamente quanto ele está pagando, a transparência o empodera, ele não é mais um número apenas, ele é um cidadão”, disse.

No painel da tarde, representaram a ANFIP os vice-presidentes Benedito Cerqueira Seba (Comunicação Social), Maria Beatriz Fernandes (Assuntos Jurídicos), Tereza Liduína (Aposentadorias e Pensões) , Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas) , José Avelino (Assuntos Parlamentares), os suplentes Lindenbergue de Almeida e Rivaldo Barreto, e Genésio Denardi, presidente da ANFIP-SP, além da associada Aurora Maria Miranda Borges.

Assista o evento completo pelo Youtube, no link  http://bit.ly/SeminarioRefTrib.