Grupo planeja próximos encontros do Diálogos com os Presidenciáveis

307

As entidades do fisco estiveram reunidas, nesta terça-feira (19/7), para dar continuidade ao planejamento do Diálogos com os Presidenciáveis. Na ocasião, a ANFIP esteve representada pelo vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira; com participação também da diretora de Estudos, Planejamento e Projetos da Fundação ANFIP, Nilza Garutti.

Durante o encontro, além de definir questões logísticas e orçamentárias do projeto, foi destacada a relevância dos dados divulgados pelo livro Análise da Seguridade Social 2021, lançado recentemente pela ANFIP (acesse AQUI). A pesquisa revela um aumento abrupto da pobreza, a precarização do mercado de trabalho e outros problemas envolvendo a Seguridade Social e o cenário socioeconômico do Brasil.

O grupo tratou ainda de pontos relacionados às faixas da tabela do Imposto de Renda, que não têm correção desde 2015 e que entraram recentemente no foco dos presidenciáveis.

Ciclo de debates

O Diálogos com os Presidenciáveis 2022 é uma iniciativa conjunta da ANFIP, Fenafisco e Sindifisco Nacional, que visa a articulação de mudanças tributárias com os principais candidatos à Presidência da República, debatendo caminhos suprapartidários para uma tributação nacional mais justa e progressiva.

O primeiro encontro já foi realizado, no dia 27 de junho, em São Paulo, com o assessor econômico do Partido dos Trabalhadores (PT) e professor de Economia da Unicamp, Guilherme Mello (assista AQUI). Nesta primeira etapa, a ideia é realizar a interlocução com todas as equipes econômicas e, posteriormente, com os próprios pré-candidatos.

Também foram confirmados membros das equipes de Simone Tebet (MDB/MS) e Ciro Gomes (PDT/CE), que estão conciliando as agendas para participar do evento.

Mais detalhes sobre o cronograma serão divulgados em breve. Acompanhe!