Tax Justice Network divulga podcast com histórias de Auditores Fiscais

590

O podcast “É da sua conta”, produção mensal em português da Tax Justice Network, chega ao seu episódio #32 trazendo histórias de quem está na linha de frente para garantir um sistema tributário com justiça fiscal, os “Auditores Fiscais: heróis invisíveis”.

De acordo com a plataforma, profissionais aposentados do fisco narram situações de trabalho nas quais arriscam a própria vida e especialistas falam sobre a importância de fortalecer a administração tributária em tempos de austeridade fiscal.

Neste episódio, Gilvan David, que iniciou sua trajetória de Auditor Fiscal em Goiás nos anos 1960, conta sua história, que envolve ameaças, oferta de propinas e até o assassinato de um colega. Clair Hickman, Auditora da Receita Federal, narra como agiu, nos anos 1990, na busca de sonegadores no Brasil. Confira ainda na edição #32 comentários sobre os riscos da PEC 32/20, que propõe uma reforma administrativa que precariza os serviços públicos; sobre como valorizar o trabalho e a carreira dos Auditores e Auditoras Fiscais; e sobre os ataques às administrações tributárias.

Além do episódio deste mês, o “É da sua conta” tem uma playlist de podcasts com vários temas tributários, entre eles abuso fiscal, Pandora Papers, privilégio tributário, imposto de renda, desigualdade social. Confira AQUI a playlist completa.

A Tax Justice Network é uma coalização de pesquisadores e ativistas com uma preocupação comum sobre evasão, competição e paraísos fiscais. Representantes dessa rede de justiça fiscal participaram das duas edições do Fórum Internacional Tributário (FIT), promovidas pela ANFIP e Fenafisco, em 2018 e 2021, respectivamente.