ANFIP debate Seguridade Social na Universidade de Brasília

116

O presidente Vilson Antonio Romero participou do seminário “A face abstrusa da Previdência Social em seus 100 anos de existência”, realizado no Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa foi motivada pelo centenário da Previdência, comemorado nesta terça-feira (24/1), junto ao Dia Nacional do Aposentado.

Durante o evento, foram levantadas reflexões acerca do financiamento e da essencialidade da Previdência para a população brasileira e das recentes tentativas de desmonte aprovadas no Congresso Nacional, a exemplo da Emenda Constitucional (EC) 103/2019 (Reforma da Previdência), que dificultou o acesso dos contribuintes a benefícios previstos na Constituição.

Romero apresentou relevantes informações e dados do livro Análise da Seguridade Social, editado pela Associação, e respondeu aos questionamentos dos estudantes relacionados ao tema. Segundo ele, a Previdência tem um papel fundamental na redistribuição de renda, sendo um mecanismo indispensável para reduzir a desigualdade social e garantir a manutenção da dignidade do cidadão brasileiro.

Além do presidente, integraram a mesa Maria Lúcia Lopes, professora do Departamento de Serviço Social da UnB e líder do grupo de pesquisa responsável pelo seminário; Viviane Peres, diretora da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps); Taise Negreiros, professora e coordenadora do curso noturno de Serviço Social; Julia Mara, graduanda no curso e membro do grupo de pesquisa; e Thayane Duarte Queiroz, assistente social e professora substituta do referido Departamento.