ANFIP prestigia entrega da medalha Eloy Chaves

419

O Ministério da Previdência realizou, nesta terça-feira (24/1), a entrega da Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves dentro das comemorações do centenário da Previdência Social no Brasil. O evento, realizado no auditório do Ministério, em Brasília, reuniu autoridades, políticos e convidados e foi prestigiado pelo presidente Vilson Antonio Romero.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reforçou o compromisso do governo com os mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência. “Todos contribuíram com o Estado, que deve a esses brasileiros a grandeza do Brasil que temos hoje. Esses primeiros 100 anos foram de lutas, de afirmação e os próximos terão que ser de conquistas e quero muito contar com os servidores que nos ajudam. Quero que daqui a um ano vocês estejam aqui para comemorar os 101 anos com mais orgulho, reconhecimento e serviço prestado”, disse.

Também estiveram presentes os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Na oportunidade, Vilson Romero apresentou à ministra as reivindicações dos Auditores Fiscais, entre elas a instalação urgente da Mesa Nacional de Negociação e a necessidade de concessão de reajuste  salarial emergencial para os servidores públicos do Poder Executivo da União.

A data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Durante todo o ano de 2023, serão promovidos outros eventos pelo ministério nas unidades da Previdência e do INSS em todo o País.