ANFIP e Fenafim propõem curso de formação para gestores dos RPPS

402

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, e a diretora da Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais), Jane Castello, apresentaram ao subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Allex Albert Rodrigues, e ao secretário-adjunto de Previdência-Substituto, Bernardo Patta Schettini, integrantes da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, a proposta de realização de Cursos de Formação Financeira e Previdenciária para gestores dos RPPS. Também participou da reunião o atuário Ivo Loyola.

A ideia fundamental é formar os diversos atores que trabalham nas estruturas dos regimes próprios, especialmente os servidores técnicos que fazem o atendimento ao público, dando ferramentas para que a linha de frente esteja munida de todas as informações legais na hora das solicitações de aposentadorias. A formação será estendida ainda a conselheiros, dirigentes e demais gestores.

Vilson Romero apresentou as etapas que podem ser realizadas inicialmente e os avanços necessários ao longo do projeto para que as informações alcancem cada vez mais pessoas e corrijam as distorções e o desequilíbrio atual dos regimes. O presidente, para a execução do curso, disponibilizou a plataforma de ensino a distância que a Entidade já possui.

Com as tratativas iniciais, a Secretaria de Previdência e as entidades definirão o projeto piloto, contemplando as várias experiências já conhecidas que podem nortear a formulação dos módulos e temas de formação.