Fonacate debate ações contra a reforma da Previdência

293

As vice-presidentes da ANFIP Marluce do Socorro da Silva Soares (Política Salarial), Ilva Franca (Assuntos Parlamentares) e Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas) participaram, nesta terça-feira (9/4), de reunião plenária do Fórum Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O encontro aconteceu em Brasília e reuniu representantes das afiliadas do Fórum para debater ações contra a Proposta de Emenda à Constituição 6/2019 (reforma da Previdência), além de analisar as emendas ao texto da PEC.

Os presentes avaliaram ser necessário intensificar as mobilizações nos estados e o diálogo com a sociedade, inclusive unificando agendas das entidades nos atos contra a reforma previdenciária do governo Bolsonaro.

Marluce Soares informou que a ANFIP tem participado de debates em todas as regiões do país e está à disposição para contribuir nas atividades em defesa da Previdência Social pública e da Seguridade Social. “Estamos produzindo material informativo, como cartilhas e panfletos, para esclarecer a sociedade sobre a reforma da Previdência, além de produzir diversos estudos para subsidiar o debate”, afirmou a vice-presidente da ANFIP.

Ilva Franca aproveitou para relatar as atividades programadas nos estados, que tem apoio e participação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, que tem à frente da coordenação dos trabalhos o senador Paulo Paim (PT/RS).

Sobre as emendas à PEC 6/19, as entidades deram continuidade à análise dos principais pontos, como desconstitucionalização das regras previdenciárias, regime de capitalização, transição para servidores que ingressaram antes de 2004, e contribuição progressiva e extraordinária, dentre outros.