ANFIP-CE inicia atividades em 1967

442

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Ceará – ANFIP/CE, neste ano de 2020, comemora o 53° ano de existência e de atuação em defesa da categoria dos Auditores Fiscais, da Previdência Social e da Seguridade Social, conforme o pacto estabelecido na Constituição Federal, principalmente a Previdência pública.

A partir da unificação da Secretaria da Receita Previdenciária com a Secretaria da Receita Federal, no ano de 2007, a ANFIP-CE passou a atuar também no aspecto tributário e, em conjunto com a ANFIP nacional, na presente data, difunde o projeto Reforma Tributária Solidária que consiste na defesa de uma reforma tributária que produza um Sistema Justo e obediente ao princípio da progressividade.

A ANFIP/CE iniciou suas ações no longínquo mês de junho do ano de 1967, quando abnegados colegas se reuniram no Auditório do ex-IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) e criaram a agremiação, na época denominada “União dos Fiscais e Inspetores da Previdência Social do Ceará”.

Logo após sua criação, em dezembro do mesmo ano, mediante assembleia geral, foi aprovado o Estatuto da entidade e realizada sua primeira eleição, demonstrando seu caráter democrático e participativo, na qual foi eleito para o cargo de presidente o colega Walter José de Carvalho Rodrigues.

Acompanhando a evolução da legislação previdenciária no País e se amoldando às decisões governamentais, inclusive àquelas que lutou contra, a entidade, ao longo de sua existência, teve alterada sua denominação, sempre buscando refletir a realidade de cada época e sua característica de defensora dos interesses difusos e individuais da categoria, eis as denominações adotadas: Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado do Ceará – AFICPEC; Associação Cearense dos Fiscais  de Previdência – ACEFIP; Associação Cearense dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ACEFIP; e por fim, Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Ceará – ANFIP/CE.

A ANFIP/CE funcionou no prédio do ex-IAPC (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários) até o ano de 2002, quando se instalou em sua sede própria, localizada na rua Ildefonso Albano, n° 1688, Aldeota.

A atual sede, realização de um sonho, fruto da gestão administrativa do colega Francisco de Assis Bastos Castro – o Assisinho, conta com auditório, denominado Gilberto Nobre Cavalcante, que possibilita a reunião com os associados, palestras e cursos livres, área de convivência onde se realizam reuniões trimestrais de congraçamento e comemoração de aniversariantes de cada trimestre, sala para a prestação de diversos serviços para o associado, além da área de gerenciamento das atividades administrativas.

A sede própria passou por modernização na gestão da colega Tereza Liduína Santiago Félix, dotando-a de condições de acessibilidade, como a instalação de plataforma elevatória e o aumento dos mecanismos de segurança.

A ANFIP/CE sediou vários seminários, encontros e palestras com temas de interesse dos associados, entre eles a VI Convenção Nacional, realizada em 1977, e a XVI Convenção Nacional, em 1997. Também sediou o V Encontro do Nordeste, em 2005, e o X Encontro do Nordeste, em 2015. A Associação conta com 270 sócios efetivos e participantes e dois sócios honorários, que são Margarida Lopes de Araújo e Vilson Antônio Romero.