Trabalho coletivo marca história da Estadual da ANFIP em Alagoas

477

A criação da Associação dos Fiscais e Inspetores de Previdência de Alagoas se deu no dia 1º de março de 1971, na cidade de Maceió, estado de Alagoas, tendo como primeiro presidente o Fiscal Milton Pimentel Pradines.

Em 1º de março de 1978, a denominação da Associação passou a ser Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias no Estado de Alagoas, com a aprovação de Assembleia Geral, realizada ainda na gestão de Milton Pimentel Pradines.

No ano de 2001, na presidência de Francisco de Carvalho Melo, ocorreu a mudança de nomenclatura para Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social em Alagoas – AFIPAL.

Foram presidentes ao longo dos anos que se sucederam os seguintes Auditores: Guy Calheiros Gomes de Barros, Bento Justino de Souza Filho, Yolanda Soares Silva, Raunildo da Costa Lucena, Francisco de Carvalho Melo, André Villaça dos Santos, Lindenbergue Fernando de Almeida, Dulcésil Silva e a atual Dinah Vieira Marinho.

Destaca-se a importância dos presidentes na luta pelas conquistas dos direitos, seja através de empenho pessoal ou coletivo.

A aquisição da primeira sede própria da AFIPAL foi conquistada pelo empenho e luta na gestão de Yolanda Soares Silva, que conseguiu a adesão da maioria dos associados para descontarem uma contribuição extra de seus próprios salários e participarem de rifas. Desta forma, foram compradas duas salas em um prédio comercial, localizado na Rua Barão de Penedo, Edf. Barão de Penedo, no centro de Maceió, próximo ao Edifício sede do INSS.

Na gestão de Francisco de Carvalho Melo, houve uma vitória muito esperada por todos, que foi o pagamento da gratificação do Plano de Cargo, Carreira e Salário – PCCS, para a qual houve um empenho persistente de Francisco de Carvalho Melo, Guy Calheiros Gomes de Barros e outros colegas Auditores.

Não se pode deixar de ressaltar a importância do colega Guy Calheiros Gomes de Barros, que sempre esteve presente nas atividades da associação. Sua participação no Conselho Executivo foi de suma importância, sempre empenhado em congregar a classe, marcando para sempre, com seu carisma, a história da associação alagoana e deixando muitas saudades.

Ainda na gestão de Francisco de Carvalho Melo, foi comprada a segunda sede da AFIPAL, com a venda das duas salas e um empréstimo adquirido e liquidado através da ANFIP nacional. A atual sede se encontra localizada na Rua Aldeir Lima Aguiar Peixoto, 45, no bairro do Farol, Maceió-AL, a qual tem uma estrutura que permitiu muitos encontros festivos, e continua sendo a sede da ANFIP-AL.

No ano de 2015, com muito empenho e dedicação do presidente André Villaça dos Santos e a participação do Conselho Executivo, foi realizada a XXV Convenção Nacional da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, localizado na Rua Celso Piatti, no Bairro de Jaraguá, Maceió – AL.