ANFIP acompanha debate virtual sobre saídas para a economia

286

A vice-presidente de Assuntos Fiscais da ANFIP, Eucélia Maria Agrizzi Mergár acompanhou, nesta segunda-feira (22/06), o debate virtual “Pandemia, saídas para a economia”, que faz parte do ciclo de lives promovidas pelo Observatório da Democracia no YouTube.

A webconferência foi mediada por Miriam Belchior, ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, e teve como objetivo apresentar uma série de propostas a serem adotadas pelos governos diante do quadro recessivo do Brasil decorrente da pandemia de Covid-19.

Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda, foi o primeiro a expor sua opinião sobre o tema e afirmou que, para o Brasil sair desta crise, será necessário adotar algo fora do usual. “Não basta esperar que a economia vá voltar com suas próprias forças”, enfatiza.

O segundo debatedor, Everardo Maciel, consultor tributário e ex-secretário da Receita Federal, explicou que é inevitável o aumento da dívida pública exatamente pela situação em que o país se encontra, e que é provável que mudanças de hábitos e padrões de consumo resultem em um estreitamento na base tributária do consumo.

Sobre a questão tributária, o economista Nelson Marconi, falou que seria importante que ocorresse a Reforma Tributária e que se aumentasse também a tributação sobre os mais ricos, sobre os lucros e dividendos distribuídos, pois, seria uma fonte de receita maior para o governo. Para o economista, além disso, a reforma ajudaria na questão da desigualdade social. “Neste contexto da crise está muito clara a questão da desigualdade como um todo, por isso seria interessante que ocorresse a Reforma Tributária”, afirma.

O ciclo de lives intitulado “Diálogos, Vida e Democracia” já está em sua 15ª webconferência e a proposta é reunir personalidades públicas com visões diversas para alimentar debates sobre propostas para a crise política, econômica e sanitária vivida pelo Brasil.

Confira o debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Xevu90u7miA