ANFIP integra rede de proteção da Previdência pública

507

Diversas entidades de servidores públicos se uniram nesta terça-feira (22/9) para o lançamento da Rede em Defesa da Previdência Pública, uma iniciativa da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. O assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, participou da reunião virtual e integra, pela ANFIP, os trabalhos do grupo.

“É bom que estejamos aqui neste ano eleitoral em que se decidirá os destinos das governanças dos municípios. A partir de agora, após a Emenda Constitucional 103/19 [Reforma da Previdência], os municípios que apresentarem deficit atuarial poderão extinguir seus Regimes Próprios de Previdência. 326 municípios do Rio Grande do Sul apresentam problemas no equilíbrio atuarial nos RPPS. Todos os servidores podem ficar sem a cobertura de um regime geral”, alertou Romero, ao pedir união do grupo nesta rede que se inicia.

O assessor destacou ainda que a Reforma da Previdência, somada à Administrativa, sobrecarrega o sistema público, que está sendo precarizado a todo momento. “Vemos que o Estado mínimo está imperando cada vez mais”, afirmou. As reformas ainda trazem outro prejuízo ao sinalizar para a desoneração da folha de pagamento, que repercutirá nas dificuldades do Regime Geral de Previdência.

“Que essa rede se espalhe em todo Brasil. Somente com esse trabalho solidário e essa luta que poderemos dar um pouco mais de dignidade ao aposentado do serviço público e da iniciativa privada”, destacou.

A Rede em Defesa da Previdência Pública é o primeiro passo de um grande movimento de mobilização na tentativa de impedir retrocessos e perdas previdenciárias, especialmente para os Regimes Próprios. “A ideia é criar condições para que se possa ter a formação de uma rede de informações e que ela possa redundar em conhecimento e qualificação do debate e de uma cultura de responsabilidade previdenciária em todos os entes federados”, frisou o presidente da União Gaúcha, Claudio Martinewski.

Confira aqui o lançamento na íntegra.